quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Cine&Sereno

Segue alguns filmes sugeridos para o cinema do CAFFÉ na calourada:

Terras do Bem-Virá

Brasil, 2007, 111min.- Direção: Alexandre Rampazzo)

Um dos documentários mais completos para se entender a questão dos conflitos agrários no Brasil.

Trabalhadores sem opção de sobrevivência em seus estados partem para a Amazônia, no Pará, para trabalhar nas fazendas iludidos pelo sonho de se poder conseguir o sustento de suas famílias. Mas a realidade é outra, grande parte não volta mais, torna-se um contingente de trabalhadores escravos, inseridos em um ciclo vicioso de trabalho e dívida com seu patrão. Após serem explorados durante décadas, muitos tornam-se indigentes. Muitos dos que tentam escapar desse sistema, são assassinados.

O chamado "Agronegócio" do latifúndio está quase sempre associado a diversas práticas nocivas a sociedade e ao planeta: quase todas as fazendas da região são produtos da grilagem, ou seja, são terras da União que de alguma forma foram fraudadas em nome de alguém; os pistoleiros, quando não a polícia do Estado, promovem a "limpeza" humana das áreas, ameaçando, assassinando os colonos que lá antes habitavam. Esse modelo está ligado a derrubada de florestas, extinção de espécies, queimadas, contaminação dos recursos hídricos, a concentração de terras e de renda.

(Comentários: Docverdade)

Fonte: http://docverdade.blogspot.com/2010/01/nas-terras-do-bem-vira-2007.html

Segunda-feira ao sol

Título original:(Las Lunes al Sol)

lançamento:2002 (Espanha)

direção:Fernando León de Aranoa

atores:Javier Bardem, Luis Tosar , José Ángel Egido , Nieve de Medina , Enrique Villén

duração: 113 min

Uma cidade costeira no norte da Espanha sofre com seu isolamento quando seus estaleiros começam a ser fechados, deixando vários trabalhadores desempregados à mercê de pequenas ocupações temporárias. Entre eles está Santa (Javier Bardem). Mas a verdade é depois de serem derrotados em uma greve passam a sofrer com o desemprego; com mais de 40 anos de idades não conseguem adentrar no mercado de trabalho. O brilhante filme aborda não somente essas contradições que o capitalismo impõem, mas também mostra seus sonhos e desejos.

Vale apena ter esse filme em nossas recordações.

Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/segunda-feira-ao-sol/

Estamira

titulo original: (Estamira)

lançamento: 2006 (Brasil)

direção: Marcos Prado

atores: Estamira

duração: 115 min

Estamira é uma mulher de 63 anos que sofre de distúrbios mentais. Ela vive e trabalha há 20 anos no Aterro Sanitário de Jardim Gramacho, um local que recebe diariamente mais de 8 mil toneladas de lixo da cidade do Rio de Janeiro. Com um discurso filosófico e poético, Estamira analisa questões como a intelectualidade, psicanálise e acima de tudo a situação dos trabalhadores do lixão.

Vamos votar em qual deles passaremos na abertura do Cine&Sereno.

Aguardo os votos no comentários.

Bom filme!



5 comentários:

  1. São todos ótimos, mas para a calourada sugiro passar "Terras do Bem-Virá".

    ResponderExcluir
  2. Alex, me parece que está programado um filme num dia à tarde tbm, além do Cine&Sereno que é domingo...portanto podem ser dois desses que vc sugeriu. Eu voto em "Estamira" e "Las lunes al Sol"

    ResponderExcluir
  3. A tarde acho que o mil vai apresentar "waking life", que por sinal é muito bom tbm!

    ResponderExcluir
  4. meu voto vai para "Las lunes al Sol"!

    ResponderExcluir