Segue alguns filmes sugeridos para o cinema do CAFFÉ na calourada:
Terras do Bem-Virá
Brasil, 2007, 111min.- Direção: Alexandre Rampazzo)
Um dos documentários mais completos para se entender a questão dos conflitos agrários no Brasil.
Trabalhadores sem opção de sobrevivência em seus estados partem para a Amazônia, no Pará, para trabalhar nas fazendas iludidos pelo sonho de se poder conseguir o sustento de suas famílias. Mas a realidade é outra, grande parte não volta mais, torna-se um contingente de trabalhadores escravos, inseridos em um ciclo vicioso de trabalho e dívida com seu patrão. Após serem explorados durante décadas, muitos tornam-se indigentes. Muitos dos que tentam escapar desse sistema, são assassinados.
O chamado "Agronegócio" do latifúndio está quase sempre associado a diversas práticas nocivas a sociedade e ao planeta: quase todas as fazendas da região são produtos da grilagem, ou seja, são terras da União que de alguma forma foram fraudadas em nome de alguém; os pistoleiros, quando não a polícia do Estado, promovem a "limpeza" humana das áreas, ameaçando, assassinando os colonos que lá antes habitavam. Esse modelo está ligado a derrubada de florestas, extinção de espécies, queimadas, contaminação dos recursos hídricos, a concentração de terras e de renda.
(Comentários: Docverdade)
Fonte: http://docverdade.blogspot.com/2010/01/nas-terras-do-bem-vira-2007.html
Segunda-feira ao sol
Título original:(Las Lunes al Sol)
lançamento:2002 (Espanha)
direção:Fernando León de Aranoa
atores:Javier Bardem, Luis Tosar , José Ángel Egido , Nieve de Medina , Enrique Villén
duração: 113 min
Uma cidade costeira no norte da Espanha sofre com seu isolamento quando seus estaleiros começam a ser fechados, deixando vários trabalhadores desempregados à mercê de pequenas ocupações temporárias. Entre eles está Santa (Javier Bardem). Mas a verdade é depois de serem derrotados em uma greve passam a sofrer com o desemprego; com mais de 40 anos de idades não conseguem adentrar no mercado de trabalho. O brilhante filme aborda não somente essas contradições que o capitalismo impõem, mas também mostra seus sonhos e desejos.
Vale apena ter esse filme em nossas recordações.
Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/segunda-feira-ao-sol/
Estamira
titulo original: (Estamira)
lançamento: 2006 (Brasil)
direção: Marcos Prado
atores: Estamira
duração: 115 min
Estamira é uma mulher de 63 anos que sofre de distúrbios mentais. Ela vive e trabalha há 20 anos no Aterro Sanitário de Jardim Gramacho, um local que recebe diariamente mais de 8 mil toneladas de lixo da cidade do Rio de Janeiro. Com um discurso filosófico e poético, Estamira analisa questões como a intelectualidade, psicanálise e acima de tudo a situação dos trabalhadores do lixão.
Vamos votar em qual deles passaremos na abertura do Cine&Sereno.
Aguardo os votos no comentários.
Bom filme!
São todos ótimos, mas para a calourada sugiro passar "Terras do Bem-Virá".
ResponderExcluirAlex, me parece que está programado um filme num dia à tarde tbm, além do Cine&Sereno que é domingo...portanto podem ser dois desses que vc sugeriu. Eu voto em "Estamira" e "Las lunes al Sol"
ResponderExcluirA tarde acho que o mil vai apresentar "waking life", que por sinal é muito bom tbm!
ResponderExcluirah tá! :D
ResponderExcluirmeu voto vai para "Las lunes al Sol"!
ResponderExcluir