domingo, 29 de novembro de 2009

De volta...

O retorno de Santa Maria (RS) deixou algumas lembranças pertimentes. Lá ocorreu o Seurs (Seminário de Extensão Universitária da Região Sul) para mostrar as produções dos acadêmicos fora da universidade. Um encontro muito festivo e pouco caloroso sobre a realidade.
Isso me levou a pensar várias coisas. Sem querer contextualizar. As Extensões servem para quê? Levar o desenvolvimento "intelectual" à periferia esquecida? Mostrar como o intercâmbio universidade/sociedade funciona? Ou legitimar uma produção nos moldes taylorista de necessidades sem necessitantes?
Uma gama de hipocrisia multifacetada de saberes; agentes preocupados com o Lattes e nenhum compromisso com ele mesmo, sem ter a percepção que pertence à mesma realidade que os muros reais e simbólicos ousam separar.
O saber continua a ser desenvolvido para quê e para quem? Essa é a pergunta síntese do Seurs.



Mas a população de Santa Maria é calorosa e a cidade é linda!

Um comentário:

  1. É um modo de enganar ambas as partes, o universitário acha que passa sua mensagem para a população fora da universidade, e a população acha que tem contato com o saber científico, em outras palavras, pura masturbação mental de ambos

    ResponderExcluir