
Como foi dita, ainda não é definitiva, falta confirmar com alguns professores ainda. Foi postado para que todos possam contribuir de alguma forma!
“Que época terrível esta, onde idiotas dirigem cegos.” (William Shakespeare)
Segue alguns filmes sugeridos para o cinema do CAFFÉ na calourada:
Terras do Bem-Virá
Brasil, 2007, 111min.- Direção: Alexandre Rampazzo)
Um dos documentários mais completos para se entender a questão dos conflitos agrários no Brasil.
Trabalhadores sem opção de sobrevivência em seus estados partem para a Amazônia, no Pará, para trabalhar nas fazendas iludidos pelo sonho de se poder conseguir o sustento de suas famílias. Mas a realidade é outra, grande parte não volta mais, torna-se um contingente de trabalhadores escravos, inseridos em um ciclo vicioso de trabalho e dívida com seu patrão. Após serem explorados durante décadas, muitos tornam-se indigentes. Muitos dos que tentam escapar desse sistema, são assassinados.
O chamado "Agronegócio" do latifúndio está quase sempre associado a diversas práticas nocivas a sociedade e ao planeta: quase todas as fazendas da região são produtos da grilagem, ou seja, são terras da União que de alguma forma foram fraudadas em nome de alguém; os pistoleiros, quando não a polícia do Estado, promovem a "limpeza" humana das áreas, ameaçando, assassinando os colonos que lá antes habitavam. Esse modelo está ligado a derrubada de florestas, extinção de espécies, queimadas, contaminação dos recursos hídricos, a concentração de terras e de renda.
(Comentários: Docverdade)
Fonte: http://docverdade.blogspot.com/2010/01/nas-terras-do-bem-vira-2007.html
Segunda-feira ao sol
Título original:(Las Lunes al Sol)
lançamento:2002 (Espanha)
direção:Fernando León de Aranoa
atores:Javier Bardem, Luis Tosar , José Ángel Egido , Nieve de Medina , Enrique Villén
duração: 113 min
Uma cidade costeira no norte da Espanha sofre com seu isolamento quando seus estaleiros começam a ser fechados, deixando vários trabalhadores desempregados à mercê de pequenas ocupações temporárias. Entre eles está Santa (Javier Bardem). Mas a verdade é depois de serem derrotados em uma greve passam a sofrer com o desemprego; com mais de 40 anos de idades não conseguem adentrar no mercado de trabalho. O brilhante filme aborda não somente essas contradições que o capitalismo impõem, mas também mostra seus sonhos e desejos.
Vale apena ter esse filme em nossas recordações.
Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/segunda-feira-ao-sol/
Estamira
titulo original: (Estamira)
lançamento: 2006 (Brasil)
direção: Marcos Prado
atores: Estamira
duração: 115 min
Estamira é uma mulher de 63 anos que sofre de distúrbios mentais. Ela vive e trabalha há 20 anos no Aterro Sanitário de Jardim Gramacho, um local que recebe diariamente mais de 8 mil toneladas de lixo da cidade do Rio de Janeiro. Com um discurso filosófico e poético, Estamira analisa questões como a intelectualidade, psicanálise e acima de tudo a situação dos trabalhadores do lixão.
Vamos votar em qual deles passaremos na abertura do Cine&Sereno.
Aguardo os votos no comentários.
Bom filme!